Páginas


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Lula chora com vitória do Rio para sediar Olimpíadas de 2016

Depois de assinar o contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o Rio seja a sede das Olimpíadas de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou na entrevista coletiva que concedeu à imprensa mundial.

— Eu, que pensava que não tinha mais motivo para ter tanta emoção, já fiz tanta coisa na vida, participei de tanta coisa, de tantos eventos, de repente, eu era o mais emocionado e chorão de todos os que estavam ali — comentou.

— Eu sempre achei que tinha uma coisa que faltava para o Brasil. Nós somos um país que fomos colonizados. E pelo fato disso, nós tínhamos manias de sermos pequenos, de não ser importantes, achávamos que os outros podiam e a gente não — disse Lula.

Sobre a derrota de Chicago, que era uma das favoritas, mas foi a primeira a ser eliminada, Lula contou que brincou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dizendo: "se você não for, eu vou ganhar".

— Ele veio e quis Deus que nós ganhássemos mesmo com a vinda dele aqui — disse.

Lula mandou um recado para os presidentes dos países que perderam para o Rio:

— Eu queria dizer ao companheiro Obama, Zapatero (José Luis Zapatero, presidente da Espanha), Hatoyama (Yukio Hatoyama, primeiro-ministro do Japão), me desculpem, eu estava feliz e vocês, tristes. Mas vocês já foram felizes muitas vezes e a gente triste muitas vezes, mas nós temos o direito de estarmos felizes.

Perguntado como seria recebido no Rio depois dessa vitória e também depois de ser vaiado em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tomou a palavra e afirmou que quem organizou a vaia, levou o troco em 2008 com a eleição do Eduardo Paes (prefeito do Rio).

Lula afirmou que o Brasil ganhou definitivamente a cidadania internacional para provar que não é um país de segunda classe, mas sim, de primeira e que não há ninguém melhor ou pior do que os brasileiros. Descontraído, depois da vitória, o presidente disse que, "depois de 2016, nós vamos começar a brigar pelas Olimpíadas de Inverno, não se assustem".
AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: